Jornal da Manhã

Published in Brazil - Political debates and analysis - 14 Oct 2018 17:38 - 5

Saudações, brasileiros!

Agora que vocês já sabem o que faz um congressista, é hora de contar como entrar na política para eventualmente tornar-se ministro, parlamentar ou até mesmo presidente.

Logo que entrei nesses tipos de jogo, lá para 2010, sonhava em me tornar presidente do Brasil, e foi uma desilusão saber que não era tão fácil im, rsrs... Acredito que deve ser o sonho de vários novatos, então gostaria de dirigir-me a eles, principalmente:

Antes de tudo, é preciso entender que, tornando-se uma pessoa pública, você estará sujeito a críticas e, estando a serviço da lação, você será julgado pelo seu desempenho. Logo, é importante que o político esteja pronto para lidar com esse tipo de pressão, e, principalmente, é fundamental saber trabalhar em condições adversas.
Vamos aos conselhos:

- Seja ativo
A primeira regra da vida pública é atividade. Não queremos pessoas que umam cargos públicos em busca da medalha e do dinheiro decorrente dela. Queremos pessoas interessadas na nação, que estejam dispostas a dar seu tempo para o crescimento do Brasil. A vida pública é feita de responsabilidades, portanto, gostamos de pessoas comprometidas com o papel.

- Mostre serviço para ganhar credibilidade
Assim como na vida real, o sucesso vem decorrente do trabalho. Não adianta esperar se eleger para ser produtivo para o eBrasil. Comece mostrando a que veio, e então seu esforço poderá ser reconhecido nas urnas.  Novamente, é uma questão de compromisso, então você pode começar sua carreira política ajudando em algum ministério (converse com um ministro, ele irá te receber bem), escreva artigos relevantes, ou simplesmente busque apoio na comunidade. Embora seja um caminho mais difícil, ser um político independente não é impossível.

- Busque apoio
Evidentemente, você precisará de votos para se eleger. Normalmente, os partidos políticos costumam mobilizar seus membros para eleger o máximo de parlamentares, com base em suas respectivas estimativas de votos necessários para o corte. É sempre bem-vindo, no entanto, achar uma base fiel de eleitores, seja convidando amigos para o jogo, integrando-se na comunidade, ou a partir de algum grupo a que você pertence. 

- NÃO crie multi contas
Apesar de ser tentador se eleger com perfis fakes, jamais faça isso. Além de ser proibido pelas regras do jogo, é anti-ético e é facilmente detectável. Isso estraga a dinâmica do jogo e queima sua reputação, além de gerar um banimento permanente da comunidade.

- Tenha paciência
Dito isso, é necessário entender que é muito difícil, para não dizer impossível, que um recém-chegado tenha uma ascensão astronômica na política e alcance a presidência em seus primeiros dias de vida. Lembre-se de que muitos de nós já estamos há bastante tempo na luta e também queremos umir cargos relevantes. Estamos no mesmo lado da luta pela construção de um eBrasil melhor, e nem sempre os resultados serão positivos. Saiba desde já que a jornada será longa, mas não se deixe desanimar. 

PowerGuido para o Jornal da Manhã

Support

Comments (5)

O7
Mais um belo artigo, parabéns
Ótimo artigo!
o7
o7